Quer músculos mais eficientes? Coma os seus espinafres
Os investigadores não estão a recomendar que as pessoas comecem a tomar suplementos de nitratos inorgânicos como base nestes novos resultados. Em vez disso, eles dizem que os resultados podem oferecer uma explicação para os benefícios de saúde conhecidos de frutas e legumes, em particular dos vegetais verdes folhosos.
Eddie Weitzberg do Karolinska Institutet, na Suécia, afirmou:
Estamos a falar de uma quantidade de nitrato equivalente ao que é encontrado em duas ou três beterrabas ou num prato de espinafres. Nós sabemos que as dietas ricas em frutas e vegetais podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes, mas não temos conseguido encontrar os nutrientes ativos. Isto demonstra que o nitrato inorgânico é um sério candidato para explicar esses benefícios.
De fato, até recentemente, pensava-se que o nitrato não possuía qualquer valor nutricional de todo. Foi mesmo sugerido que este componente dos legumes poderia ser tóxico. Mas Weitzberg e seu colega Jon Lundberg já tinham demonstrado que o nitrato dietético inicia um caminho que produz óxido nítrico, com a ajuda de bactérias benéficas que se encontram nas nossas bocas.
O óxido nítrico já é conhecido há mais de duas décadas, como sendo uma molécula fisiologicamente importante. É uma substância que dilata os nossos vasos sanguíneos para baixar a pressão sanguínea, por exemplo.
O novo estudo oferece mais um benefício de nitrato e óxidos de azoto que se originam a partir delas. Parece que o aumento da eficiência mitocôndrial acontece devido aos menores níveis de proteínas que normalmente fazem as mitocôndrias funcionar de forma menos eficiente. “As mitocôndrias, normalmente, não são totalmente eficientes”, explicou Weitzberg. “Nenhuma máquina o é”.
As perguntas permanecem. Os novos resultados mostram que o aumento de nitratos na dieta pode ter um efeito mais imediato. Mas não é ainda claro o que pode acontecer em pessoas que consomem altos níveis de nitrato inorgânico por períodos mais longos de tempo. Weitzberg diz que será o próximo passo natural será repetir a experiência com pessoas com condições associadas à disfunção mitocôndrial, incluindo diabetes e doenças cardiovasculares, para ver se eles também podem desfrutar dos benefícios dos nitratos.
Os investigadores concluíram:
Entre os resultados mais consistentes de pesquisa nutricional estão os efeitos benéficos de uma alta ingestão de frutas e hortaliças na proteção contra doenças graves, como doenças cardiovasculares e diabetes.No entanto, o mecanismo subjacente (s) responsável por esses efeitos ainda não é clara, e os ensaios com os nutrientes individuais, geralmente têm falhado. É tentador especular que o aumento dos nitritos, nitratos via NO (Óxido Nítrico) pode ser um dos mecanismos pelo qual os vegetais exercem as suas efeitos protetores.
Como um aparte interessante, Weitzberg diz que os benefícios dos nitratos na dieta sugerem que os poderosos anti-sépticos podem ter um lado negativo. “Precisamos de bactérias orais para o primeiro passo na redução dos nitratos”, diz ele. “Você poderia bloquear os efeitos dos nitratos inorgânicos, se usar um elixir bucal ou ao cuspir com força [em vez de engolir a saliva]. Na nossa opinião, as lavagens bocais agressivas são contra-indicadas se você quiser que este sistema funcione.”
0 comentários: