Uma ou três séries? Baixo, ou alto volume? O que será melhor?

Uma ou três séries? Baixo, ou alto volume? O que será melhor?Esta talvez seja a questão mais polêmica e com certeza, uma das mais discutidas nos fóruns internacionais. Foi também a esta questão a que cientistas do departamento de desporto da Universidade de Florida tentaram responder. três séries proporcionam melhores resultados que apenas uma? Mais volume significa mais e melhores resultados? Vamos ver…
Propósito: O objectivo deste estudo, foi determinar os efeitos do aumento de volume de uma série para três, ao nível da força muscular, resistência muscular e composição corporal em atletas adultos, praticantes de musculação de forma recreativa.
Métodos utilizados: Foram recrutados 42 adultos com a idade média de 40 anos e com cerca de 4 anos de experiência de treino. Estes indivíduos tinham vindo a realizar, durante um ano, uma série de 9 exercícios executados em forma de circuito, ou seja, seguidos, sem intervalo de tempo entre exercícios. 21 Voluntários continuaram a realizar uma série até à falha muscular, e outro grupo de 21 indivíduos passaram a executar três séries de 8-12 repetições, também até à falha.
Os dois grupos treinaram 3 vezes por semana, e a resistência muscular foi medida como sendo o numero de repetições realizadas até à falha com 75% de uma repetição máxima, que foi medida antes do inicio do estudo, assim como também foram tiradas medidas de composição corporal através de um “fat calliper”. A experiência teve a duração total de 13 semanas.
Resultados: Ambos os grupos obtiveram melhorias significativas a nível de resistência muscular e a nível de 1 repetição máxima, poderá consultar os resultados na tabela abaixo.
Tabela 1
LE = extensão de pernas (leg extension), LC = curl de femorais (leg curl), CP = supino (chest press), OP = press militar (overhead press), BC = curl de bíceps (bíceps curl)
Ambos os grupos obtiveram melhorias significativas a nível de composição corporal, Não foi possível encontrar diferenças significativas em termos de resultados em nenhuma das variáveis testadas.
Os cientistas afirmaram:
Os dois grupos obtiveram mudanças positivas a nível de melhoria do nível de resistência e composição corporal como resultado das 13 semanas de treino.
Os resultados comprovam que os programas com apenas uma série por exercício, ainda são eficientes mesmo após um ano de treino, e que aumentar o volume de treino ao longo das 13 semanas, não proporcionou mais vantagens a nível de resultados desportivos para atletas de musculação recreacionais.
Conclusão: Este é um dos estudos que comprovam que, pode obter excelentes resultados, realizando apenas uma série por exercício, e pelo menos do ponto de vista do tradutor deste estudo, mais séries, não significam necessariamente, mais resultados, tal como podemos comprovar neste estudo.

0 comentários: